INOVAÇÃO MÉDICA

Cientistas criam cola que promete unir ossos quebrados em três minutos

27 SET 2025 • POR Da Redação • 08h44
A cola que regenera ossos quebrados em apenas 3 minutos, criada na China, foi inspirada na aderência das ostras - Radiodonto/Medway

Uma descoberta científica na China pode transformar o tratamento de fraturas em todo o mundo. Pesquisadores da Universidade de Zhejiang desenvolveram a “Bone-02”, uma cola biológica capaz de regenerar ossos quebrados em apenas três minutos.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

INSPIRAÇÃO NA NATUREZA

O produto foi inspirado na forma como ostras se fixam a superfícies submersas. Essa característica garantiu à cola propriedades de adesão superiores aos métodos atuais.

TESTES CLÍNICOS

Nos primeiros testes clínicos, 150 pessoas foram tratadas com a inovação. Em um dos casos, uma fratura complexa de punho foi estabilizada em três minutos, com incisão mínima de 2 a 3 centímetros. Após três meses, o paciente havia recuperado a função sem complicações.

ONDE PODE SER USADA

A cola para ossos quebrados tem potencial para uso em fraturas múltiplas, procedimentos ortopédicos e até dentários, o que pode abrir caminho para cirurgias minimamente invasivas mais rápidas e eficazes.

VANTAGENS EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS ATUAIS

Diferente dos cimentos e preenchimentos ósseos disponíveis, que não possuem propriedades adesivas, a Bone-02 oferece:

Além disso, é bioabsorvível, ou seja, o corpo absorve o material durante a cicatrização, sem necessidade de nova cirurgia para retirada, reduzindo riscos de infecção e complicações.

PRÓXIMOS PASSOS

A tecnologia está em processo de patente na China e no exterior. Antes de chegar ao mercado, ainda precisa passar por regulamentação internacional e novos testes em maior escala.

Pesquisadores acreditam que o avanço pode mudar o padrão de tratamento de fraturas e melhorar a qualidade de vida de milhões.