PRIMEIRO ESCALÃO

Paulo Sidnei é nomeado novo presidente da Agência de Metrologia

27 SET 2025 • POR Da Redação • 09h20
Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira - Divulgação

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), nomeou nesta sexta-feira (26) Paulo Sidnei Antunes como novo presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM). O órgão é delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A nomeação ocorre no contexto da renovação do primeiro escalão do governo, iniciada após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa no dia 3 de setembro. Desde então, Laurez vem promovendo mudanças nas secretarias e autarquias estaduais. Até então, a AEM era presidida por Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, nomeada no início do mês.

TRAJETÓRIA POLÍTICA E PROFISSIONAL

Natural de Inhumas (GO), Paulo Sidnei Antunes é arquiteto e acumula uma longa trajetória na política tocantinense. Foi deputado federal na primeira legislatura do Estado (1989–1990) e vice-governador na gestão de Moisés Avelino.

Em 1996, foi eleito prefeito de Araguaína. Mais tarde, em 2002, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Voltou a ocupar a vice-governadoria no mandato de Marcelo Miranda (2007–2009), sendo posteriormente cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico.

Além dos cargos eletivos, Antunes já atuou como secretário de Planejamento, secretário de Governo e também representou o Tocantins em Brasília, à frente da Secretaria de Representação do Estado.

FUNÇÃO DA AEM

A AEM é responsável por implementar, em nível estadual, políticas ligadas à metrologia, avaliação da conformidade e inovação tecnológica, em parceria com o Inmetro. O órgão atua em áreas como fiscalização de produtos e serviços, segurança do consumidor e apoio ao setor produtivo.