Nadar reduz o estresse e melhora a memória, aponta estudo
29 SET 2025 • POR Da Redação • 19h40
A natação é considerada um dos exercícios mais completos. A prática melhora a saúde cardiovascular e respiratória, fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, contribuindo para o controle do peso. Além disso, auxilia na postura, na qualidade do sono e pode ser praticada por pessoas de diferentes idades e condições físicas, já que é uma atividade de baixo impacto.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
BENEFÍCIOS
Pesquisas mostram que os efeitos positivos da natação começam antes mesmo do mergulho. Apenas observar um corpo d’água, como uma praia ou piscina, já ajuda a reduzir o estresse. Estudos indicam que, em apenas dois minutos, a pressão arterial e a frequência cardíaca podem diminuir. Psicólogos relacionam isso à evolução, já que rios e mares garantiam alimento e segurança aos nossos ancestrais.
Segundo reportagem do portal Fast Company, nadar é uma ótima maneira de relaxar.
MEMÓRIA E DA ATENÇÃO
A natação também é benéfica para o cérebro. Experimentos demonstraram que ratos que nadavam diariamente apresentaram melhora nas memórias de curto e longo prazo em apenas sete dias. Em humanos, os resultados também são positivos: crianças lembraram palavras com mais precisão após nadar, e adultos tiveram ganhos na velocidade mental e na atenção quando comparados a não praticantes.
MAIS BEM-ESTAR AO AR LIVRE
Pesquisadores destacam ainda que nadar ao ar livre potencializa os benefícios. A atividade amplia a sensação de liberdade e o domínio sobre o ambiente, fatores diretamente ligados ao bem-estar psicológico.