VAGAS LIMITADAS!

Caminhada contra o câncer terá medalhas para 300 primeiras mulheres na linha de chegada

1 OUT 2025 • POR Da Redação • 10h13
O convite é que as mulheres participem vestidas de rosa, levem sua garrafinha de água e se unam em prol desse movimento.  - Reprodução Instagram/Colagem Portal O Norte

No próximo dia de 18, a igreja Fonte da Vida em Araguaína realiza o evento "Movimento pela vida sem câncer", que está mobilizando centenas de mulheres em uma caminhada com entreda de medalhas que começará com uma concentração na Via lago que a partir das 16h iniciará uma caminhada de 2 quilômetros até a sede da igreja na Avenida filadélfia, em frente ao posto Filadélfia.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

COMO PARTICIPAR 

E para participar as interessadas poderão se inscrever online de forma gratuita. As primeiras 300 mulheres que chegarem no ponto final da caminhada receberão uma medalha.

O convite é que as mulheres participem vestidas de rosa, levem sua garrafinha de água e se unam em prol desse movimento. 

Para participar se inscreva CLICANDO AQUI.

OUTUBRO ROSA 

O Tocantins iniciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Campanha Outubro Rosa. A mobilização busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, incentivando a realização de exames preventivos que podem salvar vidas.

DADOS DA DOENÇA NO ESTADO

Em 2024, foram registrados no Tocantins 128 casos de câncer de mama e 86 de câncer cervical. Entre janeiro e julho de 2025, já foram diagnosticados 21 casos de câncer de mama e 16 de colo do útero.

Os números de óbitos também preocupam: em 2024, o estado registrou 76 mortes por câncer de mama e 77 por câncer cervical. Em 2025, até 26 de setembro, já são 83 e 48 óbitos, respectivamente.

RELATO DE PACIENTE

A costureira Ivandes Mendes, paciente do Hospital Geral de Palmas (HGP), descobriu cedo a doença:

"O tratamento foi difícil, mas buscar ajuda cedo fez diferença. Sempre digo para as mulheres não deixarem para depois".

CÂNCER DE MAMA

A doença surge quando células da mama se multiplicam de forma desordenada, formando tumores que podem se espalhar para outros órgãos. Os sinais de alerta incluem caroços, nódulos nas axilas e secreção no mamilo. Embora raro, homens também podem desenvolver o câncer de mama.

O SUS no Tocantins oferece mamografia de rastreamento, agora ampliada para mulheres de 40 a 49 anos faixa que concentra 23% dos casos. Em 2024, foram realizados 4.401 exames e, até julho de 2025, 2.459.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Ligado à infecção persistente pelo HPV, o câncer cervical apresenta sintomas como sangramento vaginal anormal e dor durante relações sexuais. O exame Papanicolau é essencial para detecção precoce e é oferecido gratuitamente pelo SUS para mulheres entre 25 e 64 anos.

ATENDIMENTO ONCOLÓGICO NO ESTADO

O Tocantins dispõe de atendimento integral em todos os municípios, com consultas, exames e tratamentos. Os serviços de alta complexidade estão concentrados no Hospital Geral de Palmas (HGP), que oferece radioterapia e braquiterapia, e no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Recentemente, foi aprovada a tabela de valores para procedimentos oncológicos na região centro-sul, permitindo atendimento pelo SUS em unidades como o Hospital de Amor, em Palmas.