Concurso da Educação é prorrogado e avança para redistribuição das vagas
2 OUT 2025 • POR Da Redação • 19h46
O governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), anunciou nesta quinta-feira (2) a prorrogação por dois anos da validade do concurso público da Educação Básica do Tocantins, realizado em 2023. A medida atende a uma das principais reivindicações da Comissão de Aprovados e será oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
Durante a assinatura do termo no Palácio Araguaia, Laurez destacou que a decisão reforça o compromisso com a qualidade do ensino. “Será prorrogado por dois anos, porque entendo que essa é a maneira correta de valorizar o serviço público. Precisamos garantir um ensino de qualidade e o concurso é a forma justa de escolher os servidores”, afirmou.
CONCURSO HISTÓRICO
O certame da Educação foi realizado após 14 anos de espera, ofertando mais de 5 mil vagas em diversas cidades e disciplinas, de acordo com as demandas regionais da rede estadual.
REIVINDICAÇÕES DA COMISSÃO
Com a prorrogação, outra pauta da comissão volta ao debate: a redistribuição de mais de mil vagas que não foram preenchidas. A expectativa é de que esses postos sejam reabertos para garantir que mais aprovados assumam os cargos.
REPRESENTANTES CELEBRAM
O professor Sandison Ramos, representante da comissão, comemorou o resultado. “Após quase dois anos de luta, vivemos hoje um momento ímpar, no qual o governador recebe todos os aprovados. A nova gestão trouxe mais transparência, um diálogo próximo e humanizado. Agora, temos clareza dos dados e um canal aberto com o governo”, afirmou.
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, ressaltou que a decisão reforça a valorização da classe.
“Parabenizo os professores pelo empenho nesta conquista e reafirmo o compromisso de enfrentar os desafios, sempre com o objetivo de valorizar a classe e, consequentemente, fortalecer o ensino em nosso estado”, disse.