Brasil tem 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol, incluindo 12 mortes
3 OUT 2025 • POR Da Redação • 19h54
O Brasil ultrapassou a marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos em todo o país, sendo 11 confirmados e 102 em investigação.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO
-
São Paulo: 101 casos (11 confirmados e 90 em investigação);
-
Pernambuco: 6 casos em investigação;
-
Bahia: 2 casos em investigação;
-
Distrito Federal: 2 casos em investigação;
-
Paraná: 1 caso em investigação;
-
Mato Grosso do Sul: 1 caso em investigação.
Do total, 12 pessoas morreram — uma morte confirmada em São Paulo e 11 em apuração (oito em SP, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul).
RISCO E RECOMENDAÇÕES
Em entrevista à CNN, o ministro Alexandre Padilha alertou a população para evitar o consumo de bebidas destiladas, que são mais vulneráveis à adulteração. “A preocupação específica com destilados se deve ao fato de que, nestes produtos, a adulteração é mais difícil de ser percebida, diferentemente de outras bebidas, como os vinhos, que a garrafa precisa ser violada”, explicou.
A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira permanente e até a morte. O produto pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de solventes, combustíveis e líquidos de limpeza.
FISCALIZAÇÃO E ALERTA
O Ministério da Saúde atualiza os dados por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS). A população é orientada a não consumir bebidas de procedência duvidosa e a procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como visão turva, tontura, dor abdominal e náusea.