DADOS DO DETRAN

Mais de 47 mil CNHs estão vencidas há mais de cinco anos no Tocantins

6 OUT 2025 • POR Da Redação • 10h22
Renovação é feita no Detran - Felix Carneiro

Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) mostra que 47.756 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) estão vencidas há mais de cinco anos no estado. De acordo com a Resolução nº 789/2020 do Contran, condutores nessa situação precisam realizar um novo processo de atualização para voltar a dirigir legalmente.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

CURSO OU PROVA TEÓRICA
A renovação pode ser feita de duas formas: por meio de um curso de atualização ou pela realização de uma prova teórica. Ambos têm como objetivo revisar conteúdos sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente.

As aulas do curso são ofertadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados. Já a prova teórica é aplicada diretamente pelo Detran/TO.

COMO CONFERIR A VALIDADE DA CNH

O motorista pode verificar a validade da carteira no próprio documento físico, no campo “validade”, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran TO Fácil.

PASSO A PASSO PARA RENOVAÇÃO

O interessado deve procurar uma unidade do Detran/TO com documento de identidade, comprovante de endereço e a CNH. No ato da abertura do processo, são feitas a coleta da digital e a foto, mediante pagamento da taxa de R$ 138,00.

O condutor pode escolher entre:

Se o motorista reprovar duas vezes, será obrigado a realizar o curso completo em uma autoescola.

PRAZOS E PENALIDADES

A CNH pode ser renovada antes do vencimento. Após o prazo, há tolerância de 30 dias. Passado esse período, dirigir com o documento vencido é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e retenção do veículo até que outro condutor habilitado assuma a direção.

VALORES DAS TAXAS