AGRONEGÓCIO

Laurez autoriza contratação de 100 técnicos para mutirão de regularização ambiental

8 OUT 2025 • POR Da Redação • 15h11
Mais de 30 produtores participaram de reunião - Márcio Vieira

O governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), anunciou nesta terça-feira (7) um mutirão de regularização ambiental e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do agronegócio no Tocantins. O anúncio ocorreu durante reunião com mais de 30 representantes do setor produtivo, no Palácio Araguaia, em Palmas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Entre as medidas imediatas, Laurez determinou a análise de mais de 4,6 mil processos ambientais pendentes e a reorganização do Ruraltins, com a contratação de 100 novos técnicos para reforçar a assistência técnica e extensão rural aos pequenos e médios produtores.

“Vamos reduzir o custeio para 20%, ampliando investimentos em obras e infraestrutura. Também vamos reorganizar o Ruraltins e fortalecer o apoio direto ao campo”, afirmou o governador.

O governo também anunciou terceirização de parte da contratação de pessoal para execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a revisão do programa RED+, que será rediscutido com representantes do setor produtivo.

CRÉDITOS DE CARBONO E ZONEAMENTO ECOLÓGICO

Durante o encontro, Laurez anunciou a suspensão da venda de créditos de carbono a partir de 2024, até que o projeto seja reavaliado com os setores produtivo e ambiental. O Tocantins também vai assinar com as Nações Unidas o Projeto Florestas Mais, que deve beneficiar mais de mil pequenos agricultores.

O governador informou que o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) será retirado da Assembleia Legislativa e revisado em até 60 dias, em conjunto com entidades do setor, antes de ser reenviado para votação.

“Estamos avaliando novas fontes de recursos para o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e buscando ampliar oportunidades de investimento em projetos sustentáveis”, acrescentou Laurez.

DIÁLOGO E TRANSPARÊNCIA COM PRODUTORES

O secretário de Agricultura e Pecuária, César Halum, classificou o encontro como promissor e destacou a abertura do governo ao diálogo. “Os produtores se sentiram valorizados e satisfeitos com as medidas, especialmente com a definição sobre o RED+, que agora está pacificada”, afirmou.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, o encontro representou avanço na integração entre governo e agronegócio. “As ações anunciadas são fundamentais para nortear o trabalho técnico e garantir segurança jurídica ao setor”, pontuou.

Representantes de associações e sindicatos avaliaram positivamente a reunião. Luciano Vilela, presidente da Aprobico, destacou a oportunidade de apresentar demandas diretamente ao governador. Wagner Borges, presidente do Sindicato Rural de Araguaína, ressaltou a sensibilidade do governo para destravar a regularização ambiental e fundiária. Paulo Corazzi, da Aproest, enfatizou a importância da aproximação do governo com o setor e o compromisso com parceria e apoio aos produtores.