Anvisa alerta para falsos anúncios de "canetas emagrecedoras" na internet
8 OUT 2025 • POR Da Redação • 19h43
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta quarta-feira (8) sobre falsos anúncios que estão circulando na internet e nas redes sociais oferecendo medicamentos agonistas GLP-1 — conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”, entre eles o Mounjaro (tirzepatida).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os medicamentos são indicados exclusivamente para o controle do açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e para auxiliar na redução de peso em casos de obesidade e sobrepeso. Segundo a Anvisa, a comercialização sem prescrição e controle médico é estritamente ilegal e oferece riscos graves à saúde.
GOLPE ENVOLVE FALSAS PROMESSAS DE ENTREGA GRATUITA
De acordo com o alerta, os criminosos estão utilizando anúncios falsos que prometem medicamentos mais baratos ou até gratuitos, supostamente fornecidos pelo governo federal, mediante um cadastro online. A agência ressalta que esse tipo de abordagem é fraudulenta.
NOTA DA ANVISA
A Anvisa publicou o seguinte comunicado oficial:
“Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento nem atua como intermediária para a sua venda. Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da agência. O domínio gov.anvisa.org não pertence à Anvisa. Se você encontrar publicações desse tipo, denuncie! E não clique em links relacionados.”
ORIENTAÇÃO AO PÚBLICO
A agência reforçou que todos os medicamentos sujeitos a controle especial devem ser adquiridos apenas em farmácias e mediante apresentação de receita médica. A população deve desconfiar de ofertas muito vantajosas e sempre verificar se o site tem domínio oficial “.gov.br”.