Emenda paga de R$ 300 mil garante travessia gratuita após queda da ponte JK
10 OUT 2025 • POR Da Redação • 17h24Após a queda da ponte Juscelino Kubitschek, que ligava o Tocantins ao Maranhão entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), muitas famílias continuam enfrentando dificuldades para atravessar o rio Tocantins. Desde o desabamento, em dezembro de 2024, a travessia passou a ser feita por balsas, o que gerou reclamações e custos para os moradores da região.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Para amenizar a situação, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil à Prefeitura de Aguiarnópolis. O recurso, pago nesta quinta-feira (9) pelo Governo do Estado, será utilizado para garantir a gratuidade da travessia por balsas.
AÇÕES CONJUNTAS ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO
O deputado destacou a parceria com o governador em exercício, Laurez Moreira, e reforçou o compromisso de ambos em apoiar a população atingida. “Estamos trabalhando para minimizar os prejuízos e os transtornos para a população, que já sofreu muito pela tragédia”, afirmou Mantoan.
OBRAS DA NOVA PONTE
O desabamento da ponte JK ocorreu no dia 22 de dezembro de 2024, provocando sérios impactos logísticos e econômicos na região norte do Tocantins. Em fevereiro deste ano, o que restou da estrutura foi implodido e, desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) coordena a construção de uma nova ponte na BR-226.
Segundo o Dnit, a nova estrutura deve ser concluída até dezembro e contará com um sistema de monitoramento de deformações e vibrações, garantindo mais segurança e durabilidade.