OUTUBRO ROSA

Carreta da saúde da mulher chega a Palmas com exames gratuitos

11 OUT 2025 • POR Da Redação • 09h53
Carreta da saúde está instalada no Hospital de Amor - Walterson Rosa/MS

O Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 10, o início das ações do programa “Agora Tem Especialistas”, dentro da campanha Outubro Rosa. A carreta de saúde da mulher está instalada no Hospital de Amor, em Palmas, e faz parte de uma mobilização nacional do Ministério da Saúde para levar atendimentos especializados a regiões com baixa oferta de serviços, reduzindo o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a unidade deve permanecer na capital por cerca de 30 dias. O agendamento das pacientes será feito pela Central Estadual de Regulação, que entrará em contato para informar datas e horários dos atendimentos.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A carreta oferece consultas e exames voltados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Entre os procedimentos disponíveis estão mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama, biópsia e exames anatomopatológicos. Também são realizados exames de rastreamento do câncer do colo do útero, como colposcopia, ultrassonografia transvaginal e pélvica.

O consultório ginecológico dispõe de ambiente climatizado, sala de espera externa com capacidade para 60 pessoas, tenda com ar-condicionado, televisão e bebedouro. A estrutura conta ainda com sala de pequenos procedimentos, central de esterilização e espaço para acolhimento e pré-exame.

ABRANGÊNCIA NACIONAL

Além de Palmas, o programa começou nesta sexta-feira em outros 14 municípios de 13 estados, como Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Imperatriz (MA), Campo Grande (MS), Lagarto (SE) e Goiânia (GO). Durante o mês de outubro, mais de 42,5 mil pacientes agendadas serão atendidas nas 28 carretas que percorrem 20 estados. A expectativa é alcançar cerca de 130 mil procedimentos entre consultas, exames e biópsias.

As ações continuam no dia 17 de outubro, quando outras 11 carretas serão deslocadas para municípios de oito estados e do Distrito Federal. No dia 24, uma nova unidade será instalada na comunidade do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

INVESTIMENTO E ESTRUTURA DO PROGRAMA

O “Agora Tem Especialistas” é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS). O programa busca ampliar o acesso a atendimentos especializados e reduzir desigualdades regionais. Para o Outubro Rosa, o investimento previsto é de R$ 18,9 milhões.

A unidade em Palmas conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado. Assim como nas demais localidades, o serviço atende populações de áreas rurais e municípios vizinhos, contribuindo para o fortalecimento da rede pública de saúde.

PERSPECTIVAS ATÉ 2026

O programa prevê a circulação de 150 carretas pelo país até 2026, como parte dos dez eixos do “Agora Tem Especialistas”. Além das unidades móveis, o Ministério da Saúde tem ampliado outras ações de reforço ao SUS, como a contratação de 320 médicos especialistas, a realização de mutirões com mais de 65,5 mil atendimentos, o lançamento do Super Centro para Diagnóstico de Câncer e a entrega de 121 aceleradores lineares até o final do próximo ano.