ATUALIZAÇÃO

País tem 29 casos confirmados de intoxicação por metanol, diz governo

11 OUT 2025 • POR Da Redação • 08h41
Segundo Ministério da Saúde, 12 óbitos estão sob investigação - Sandro Araújo

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) que o Brasil contabiliza 29 casos confirmados de intoxicação por metanol devido à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, cinco a mais do que o registrado na última quarta-feira (8).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Dos casos confirmados, 25 ocorreram em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, há 217 notificações em investigação, número inferior ao balanço anterior, quando havia 235 suspeitas.

CASOS SUSPEITOS POR ESTADO

São Paulo lidera o número de suspeitas, com 160 registros, correspondendo a 73,73% do total. Outros estados com notificações em investigação incluem Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).

O número de casos suspeitos descartados aumentou para 249. Até o momento, apenas São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul têm confirmações de intoxicação por metanol.

ÓBITOS CONFIRMADOS E INVESTIGAÇÃO

Até agora, cinco mortes foram confirmadas em São Paulo e não houve novos óbitos desde o último balanço. No entanto, 12 óbitos seguem sob investigação: um no Ceará, um em Minas Gerais, um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e seis em São Paulo.

As autoridades reforçam a necessidade de alerta à população sobre os riscos de consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, considerando a gravidade da intoxicação por metanol.