Laurez Moreira deve anunciar hoje novo plano de carreira dos professores
15 OUT 2025 • POR Da Redação • 10h19
O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) deve anunciar, nesta quarta-feira (15), o envio do projeto do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O anúncio está previsto para uma reunião no Palácio Araguaia, em Palmas, às 9 horas, com a presença de professores da rede estadual.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PRESSÃO DA CATEGORIA
A decisão ocorre após intensa mobilização dos educadores, que realizaram duas manifestações em outubro cobrando o envio do projeto. Uma nova mobilização, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), estava marcada justamente para o Dia do Professor.
Os profissionais da rede estadual ainda recebem o piso de 2023 e reivindicam a implantação dos valores de 2024 e 2025, além do pagamento das data-bases atrasadas.
O QUE MUDA COM O NOVO PCCR
O novo plano deve atualizar e reorganizar a estrutura de carreira dos servidores da Educação, com ajustes salariais, revisão das progressões e novos benefícios para docentes e demais profissionais da área.
Atualmente, a rede estadual de ensino possui 8.285 servidores concursados, sendo 3.685 professores em estágio probatório e 4.600 efetivos estabilizados. O quadro inclui ainda 6.533 servidores inativos aposentados por paridade, totalizando mais de 14 mil trabalhadores da Educação no Tocantins.