ENSINO SUPERIOR

UFNT avança na criação do curso de Enfermagem em Araguaína

15 OUT 2025 • POR Da Redação • 10h48

Nos dias 7 e 8 de outubro, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), em uma etapa decisiva do processo de autorização para implantação do curso de Enfermagem no campus de Araguaína.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

REFERÊNCIA REGIONAL 

De acordo com o professor Helierson Gomes, coordenador inicial do curso, a proposta está em fase de estruturação, mas já representa um avanço importante para o Centro de Ciências da Saúde e para o desenvolvimento regional.
Atualmente, não há oferta gratuita de Enfermagem em um raio de cerca de 250 km, o que torna o novo curso uma oportunidade de formação para uma população estimada em 500 mil pessoas.

PARCERIAS E ESTRUTURA DE APOIO

O projeto conta com o apoio do Hospital de Doenças Tropicais da UFT (HDT-UFT), que oferecerá infraestrutura de excelência para atividades práticas, além do empenho da reitoria e da equipe gestora da UFNT e da Comissão de Implantação do Curso, composta por docentes e técnicos administrativos.

COMPROMISSO COM A QUALIDADE DO ENSINO

“Sabemos dos desafios e das etapas que ainda precisamos superar, mas toda a equipe está confiante e motivada. Temos certeza de que a UFNT oferecerá um curso de excelência, que fortalecerá o ensino, a pesquisa e a assistência em saúde no norte do Tocantins”, afirmou o professor Helierson Gomes.