POLÍCIA INVESTIGA

Cinco filhos são indiciados por abandonar mãe idosa no Tocantins

17 OUT 2025 • POR Da Redação • 17h44
Os outros cinco filhos da idosa descobriram sobre o empréstimo e decidiram abandonar os cuidados com a mãe - Divulgação PC-TO

A Polícia Civil indiciou cinco irmãos pelo crime de abandono material contra a própria mãe, de 65 anos, em Palmas. Segundo as investigações, a filha mais nova, de 38 anos, fez um empréstimo de R$ 17 mil no nome da idosa e, após descobrirem o caso, os demais filhos decidiram deixá-la sozinha, sem qualquer tipo de ajuda.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

EMPRÉSTIMO NO NOME DA MÃE

De acordo com a polícia, a filha de 38 anos usou o dinheiro para comprar um carro e custear despesas do próprio casamento. Ela foi indiciada por apropriação de valores.

Os cinco irmãos, com idades entre 40 e 48 anos, determinaram que a irmã mais nova cuidasse da mãe até que as parcelas do empréstimo fossem quitadas.

IDOSA FICOU SEM APOIO

As investigações mostraram que a idosa vivia em situação de vulnerabilidade social e financeira. O delegado José Lucas Melo informou que, mesmo admitindo acreditar que a mãe poderia estar em situação de maus-tratos, os filhos decidiram deixá-la sem assistência como forma de “punição” à irmã mais nova.

Não foram constatados sinais de agressão, mas o abandono foi confirmado. “A decisão de deixar a mãe sozinha, mesmo diante de sua vulnerabilidade, demonstra a gravidade da conduta”, afirmou o delegado.

PENAS PODEM CHEGAR A QUATRO ANOS

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. A filha mais nova pode responder por apropriação de valores, com pena de até quatro anos de prisão. Já os cinco irmãos foram indiciados por abandono material, também com pena de um a quatro anos, conforme o Código Penal.