Tocantins reforça vigilância após prorrogação da emergência para Influenza Aviária
21 OUT 2025 • POR Da Redação • 12h31
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informou que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 845, de 3 de outubro de 2025, renovando o estado de emergência zoossanitária para a Influenza Aviária H5N1 de alta patogenicidade em todo o território nacional. A medida se estende por mais 180 dias e visa manter a vigilância e prevenção da doença.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
EVENTOS COM AVES VOLTAM A SER PERMITIDOS
Com a nova portaria, o Mapa também suspendeu as restrições que impediam a realização de exposições, torneios, feiras e outras atividades que envolvem a aglomeração de aves. A criação ao ar livre com acesso a piquetes também foi novamente autorizada.
TOCANTINS SEGUE LIVRE DA DOENÇA
A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Mariana Teles, destacou que o Tocantins permanece livre da Influenza Aviária. Segundo ela, a Agência mantém ações de monitoramento e vigilância, especialmente nas regiões de pouso de aves migratórias. “É essencial que os produtores continuem atentos e reforcem as medidas de biosseguridade em seus plantéis”, orientou.
ORIENTAÇÕES AOS PRODUTORES
A Adapec recomenda a limpeza e desinfecção diária de bebedouros e comedouros, o uso de boas práticas de manejo e a proteção dos alimentos e da água contra o acesso de aves silvestres. As aves devem ser mantidas em galinheiros protegidos com telas.
Em caso de suspeita de doença, o produtor deve comunicar imediatamente à Adapec pelo Disque Defesa 0800 000 4733 ou no escritório local da Agência.
SOBRE A INFLUENZA AVIÁRIA
A Influenza Aviária H5N1 é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves e pode ser transmitida a seres humanos. Desde o registro do primeiro caso no Brasil, o Tocantins tem intensificado medidas de prevenção, com capacitação de equipes, vigilância ativa em áreas de risco e resposta imediata a notificações suspeitas.