MPTO investiga atraso na instalação de raio-X e ultrassom em hospital público
21 OUT 2025 • POR Da Redação • 12h56
A Promotoria de Justiça de Ananás, após denúncias recebidas pela Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO), realizou uma vistoria no Hospital Nossa Senhora Aparecida para verificar a situação de equipamentos de imagem adquiridos em 2022. Segundo relatos, os aparelhos de raio-X e ultrassonografia estão inoperantes desde a compra.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
APARELHO DE RAIO-X ENCONTRADO EMBALADO
Durante a inspeção, a equipe da Promotoria encontrou o equipamento de raio-X ainda embalado em uma caixa de madeira nos corredores do hospital. Também foi identificado um transformador de energia instalado do lado de fora da unidade, comprado especificamente para o funcionamento do aparelho.
O equipamento de ultrassonografia, porém, não foi apresentado pela administração municipal.
MUNICÍPIO TEM PRAZO
O MPTO notificou a Prefeitura de Ananás para informar os motivos da não instalação dos equipamentos, o prazo para colocá-los em funcionamento e o plano de execução para resolver o problema. O município tem até o fim de outubro para apresentar as respostas.
Após esse prazo, o órgão ministerial avaliará a necessidade de aprofundar as investigações e adotar novas medidas.
POPULAÇÃO PRECISA VIAJAR PARA FAZER EXAMES
A demora na utilização dos aparelhos afeta diretamente a população de Ananás, que precisa se deslocar até Xambioá para realizar exames de imagem, gerando desgaste e custos extras aos pacientes do SUS.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o município tem cerca de 10,3 mil habitantes.
COMO DENUNCIAR IRREGULARIDADES
O MPTO reforça que a população pode denunciar irregularidades em unidades de saúde por meio da Ouvidoria. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, presencialmente ou pelos canais digitais: aplicativo MPTO Cidadão, telefone 127 ou WhatsApp (63) 99100-2720.
Mais informações estão disponíveis em www.mpto.mp.br/ouvidoria.