Operação "De Olho no Copo" fiscaliza venda de bebidas alcoólicas em Araguaína
23 OUT 2025 • POR Da Redação • 18h29
Nesta quinta-feira (23), Araguaína realizou o Dia D da operação “De Olho no Copo”, uma grande ação de fiscalização no comércio de bebidas alcoólicas. A mobilização ocorreu simultaneamente nas 11 maiores cidades do Tocantins e foi conduzida pela Vigilância Sanitária Municipal (VISA/SEMUS), em parceria com o Procon Tocantins e apoio da Guarda Municipal de Araguaína (GMA).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
FOCO NA PREVENÇÃO CONTRA INTOXICAÇÕES
A operação tem como objetivo prevenir casos de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas. As equipes inspecionaram estabelecimentos locais para verificar validade, rotulagem, armazenamento, procedência e autenticidade das marcas comercializadas.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Araguaína, Thalles Alencar, destacou que a ação é uma resposta direta aos recentes casos envolvendo bebidas adulteradas.
“O que está em jogo aqui é a vida das pessoas. Depois dos casos graves envolvendo bebidas adulteradas com metanol, era impossível ficarmos de braços cruzados. Nosso objetivo não é punir, mas orientar e garantir que todos trabalhem dentro da lei, com segurança e dignidade”, afirmou.
Thalles reforçou ainda o caráter educativo da operação, que busca fortalecer o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. “Queremos uma Araguaína cada vez mais organizada, segura e humana, onde o consumidor tenha confiança no que está comprando”, completou.
SEGURANÇA PARA O CONSUMIDOR
O diretor do Procon Araguaína, Franklin Rodrigues, ressaltou que o foco da ação é a segurança do consumidor e a transparência nas relações comerciais.
“Estamos verificando a validade dos produtos, a autenticidade das marcas e se os preços estão expostos corretamente ao consumidor. O objetivo é garantir que tudo esteja sendo comercializado de forma legal e segura”, explicou.
AÇÃO INTEGRADA EM TODO O ESTADO
Durante a operação, as equipes reforçaram o caráter educativo da fiscalização e orientaram comerciantes e consumidores sobre a importância de comprar bebidas apenas em pontos de venda confiáveis.
Além de garantir segurança sanitária, a iniciativa também promoveu a conscientização sobre os riscos do consumo de produtos adulterados e incentivou a população a colaborar com as autoridades por meio dos canais de denúncia:
-
Vigilância Sanitária de Araguaína: (63) 3412-3209 / WhatsApp (63) 99934-1329
-
Ouvidoria do SUS: 156
-
Procon: 151