EM ARAGUAÍNA

Duplicação da principal via de acesso ao Aeroporto começa na próxima segunda

24 OUT 2025 • POR Da Redação • 19h57
Atualmente com sete metros de largura e uma faixa em cada sentido, a via passará a ter 13 metros e contará com separação central de concreto. - Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

As obras de duplicação da Avenida Dionísio Farias, principal via de acesso ao Aeroporto de Araguaína, terão início nesta segunda-feira (27). Parte da avenida será temporariamente interditada entre o trecho que liga a BR-153 e a Rua União, no Bairro de Fátima, que funcionará como rota alternativa durante o período das obras.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

NOVO TRAÇADO

Atualmente com sete metros de largura e uma faixa em cada sentido, a via passará a ter 13 metros e contará com separação central de concreto tipo new jersey, aumentando a segurança e fluidez do trânsito.

O projeto também prevê um novo traçado para desviar o fluxo de veículos da entrada principal do aeroporto, garantindo mais segurança aos passageiros. A previsão é que a obra seja concluída no início de 2026.

CONEXÃO COM A MODERNIZAÇÃO DO AEROPORTO
A duplicação faz parte do pacote de melhorias que transformam o aeroporto de Araguaína em um dos mais modernos do interior do Tocantins. O terminal passou por obras de drenagem de pista, limpeza e nivelamento das cabeceiras, além da relocação de famílias que viviam em áreas de risco próximas.

TECNOLOGIA E SEGURANÇA 

O aeroporto recebeu equipamentos modernos como o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), ambos aprovados pelo CINDACTA e GEIV.

Também foi adicionado um Caminhão de Combate a Incêndio (CCI AP2), vindo da Secretaria de Aviação Civil, elevando a categoria de segurança do terminal e permitindo a operação de aviões a jato com mais de 100 passageiros.

TREINAMENTO E EXPANSÃO FUTURA

Profissionais da Prefeitura, bombeiros e mecânicos receberam treinamento especializado para atuar no novo sistema de combate a incêndios. Os próximos passos incluem a ampliação do terminal de passageiros, que passará a ter mais de dois mil metros quadrados, além da criação de um novo estacionamento e reforço da pista.