Agente araguainense morre 5 meses após tomar posse em concurso
30 OUT 2025 • POR Da Redação • 19h30
O agente da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Paulo Gasconde Lopes Sousa, de 32 anos, morreu vítima de um trágico acidente de trânsito na BR-010, entre Porto Nacional e Silvanópolis, na noite de quarta-feira (29). Ele havia tomado posse há cinco meses após ser aprovado no último concurso público da corporação.
Paulo Gasconde Lopes Sousa trabalhava na Guarda Metropolitana de Palmas — Foto: Divulgação/GMP Palmas
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A GMP prestou homenagens emocionadas ao colega, que era lotado na Divisão Ambiental. Durante o velório, realizado nesta quinta-feira (30) no Sindicato dos Guardas Metropolitanos (Sigmep-TO), colegas cantaram hinos da corporação e fizeram continência durante a passagem do caixão. O sepultamento será em Araguaína, cidade natal do agente.
NOTA DE PESAR E RECONHECIMENTO
Em nota assinada pelo comandante da Guarda Metropolitana, Gilmar Fernandes Cunha, Paulo foi lembrado como um servidor exemplar, dedicado e solidário.
“Paulo foi um servidor público exemplar, sempre dedicado à segurança da nossa capital, atuando com ética, profissionalismo e compromisso (...). Era um amigo de todos, uma pessoa alegre, generosa e sempre disposta a ajudar”, destacou o comandante.
ACIDENTE NA BR-010
De acordo com a Polícia Militar, o carro dirigido por Paulo bateu em um caminhão que fazia uma manobra para estacionar no acostamento da rodovia, no sentido sul-norte. Em seguida, o veículo do agente atingiu outro caminhão que estava parado fora da pista devido a problemas mecânicos.
O Corpo de Bombeiros confirmou o óbito no local. Os dois motoristas dos caminhões, de 25 e 20 anos, não ficaram feridos e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Porto Nacional para prestar depoimento.
Carro da vítima bateu em um caminhão na BR-010, entre Porto Nacional e Silvanópolis — Foto: Natália Pereira Ferreira/GMP
CARREIRA RECENTE E PROMISSORA
Paulo Gasconde havia sido aprovado em 23ª colocação no concurso público da Guarda Metropolitana, em ampla concorrência. O certame ofereceu 50 vagas para nomeação imediata, e ele foi convocado e nomeado em 23 de maio deste ano.
Colegas destacaram que o agente estava entusiasmado com o início da carreira e se destacava pela postura ética e comprometida no trabalho diário.