INSCRIÇÕES ABERTAS

Governo do TO lança selo "Antirracista" para premiar boas práticas em escolas

3 NOV 2025 • POR Da Redação • 17h01
Selo tem como objetivo reconhecer as iniciativas antirracista promovidas pelas escolas estaduais e municipais do Tocantins - Seduc

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou o Selo Escola Antirracista do Tocantins, iniciativa que busca reconhecer e premiar escolas estaduais e municipais que desenvolvem ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do racismo durante o ano letivo de 2025.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O selo será concedido às instituições que comprovarem práticas educativas alinhadas à equidade racial e aos princípios do Poder Afro e das Diretrizes da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10 DE NOVEMBRO

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 10 de novembro, por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/teyXcFC8MhVJ6UuG8

Podem participar todas as escolas das redes estadual e municipal do Tocantins que promovam uma educação voltada à equidade racial e ao respeito à diversidade.

No ato da inscrição, as escolas devem enviar, em formato PDF, os seguintes documentos:

Os modelos estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.918 e no site da Seduc.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO

As ações pedagógicas apresentadas no Portfólio de Evidências devem ter sido desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025, com encerramento até o dia 31 de outubro.

Para receber o selo, as escolas precisam atingir pontuação mínima de 60 pontos, conforme critérios descritos no Anexo III do edital.

UM MARCO NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE

O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, destacou que o lançamento do selo representa um avanço significativo na construção de uma educação mais justa e inclusiva.

“Mais do que um reconhecimento, o Selo é um convite para que todas as escolas se tornem espaços de respeito, representatividade e equidade racial. Reconhecer essas práticas é fortalecer a formação cidadã, o respeito à diversidade e o protagonismo de estudantes e educadores na construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou o secretário.