Wanderlei reaparece ao lado de deputados e sinaliza fidelidade da base
3 NOV 2025 • POR Da Redação • 18h25
Afastado do cargo há exatos 60 dias por decisão judicial, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) voltou a aparecer publicamente ainda que apenas nas redes sociais ao lado de aliados políticos. As postagens surgem em meio à expectativa por uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode definir seu retorno ao comando do Palácio Araguaia.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
FORÇA POLÍTICA
Nos últimos dias, Wanderlei divulgou uma série de registros que, segundo aliados, têm um claro recado político: mostrar que mantém apoio expressivo de parte da base parlamentar, mesmo durante o afastamento.
As imagens também incluem deputados investigados na mesma operação que afastou o governador por suspeitas de corrupção e desvio de cestas básicas durante a pandemia da Covid-19.
Em uma das publicações, o governador aparece ao lado do deputado Eduardo Fortes (PSD), seu compadre ele e a esposa, Karynne Sotero, são padrinhos do filho do parlamentar com a ex-secretária Kátia Chaves.
ALIANÇAS E REAPROXIMAÇÕES
Wanderlei também foi visto no fim de semana com os deputados Ivory de Lira (PCdoB) e Léo Barbosa (Republicanos), seu filho, durante evento informal. Já nesta segunda-feira, 3, publicou novas fotos com as deputadas Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (União Brasil).
As aparições reforçam o movimento de marcação de território político: enquanto parte da base passou a apoiar o governador interino Laurez Moreira (PSD), outro grupo segue demonstrando lealdade ao titular afastado.
DECISÃO DO STF PODE SAIR NOS PRÓXIMOS DIAS
A retomada da exposição pública de Wanderlei ocorre em uma semana considerada decisiva. Aliados acreditam que o STF pode se manifestar ainda nesta semana sobre o pedido de retorno ao cargo, o que explicaria a estratégia de reaparecer ao lado de parlamentares e reforçar sinais de apoio político.
Wanderlei Barbosa foi afastado em setembro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da Operação Fames-19, que investiga supostas fraudes em convênios e o uso irregular de emendas parlamentares durante sua gestão.