Enem 2025 tem 27% de abstenção e redação sobre envelhecimento no Brasil
10 NOV 2025 • POR Da Redação • 11h46
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção no primeiro dia de provas, realizado neste domingo (9). O índice é semelhante ao do ano passado (26,6%) e segue abaixo dos verificados em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%), conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Mais de 4,8 milhões de candidatos se inscreveram para a edição deste ano. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, 3.240 participantes foram eliminados por descumprirem regras do exame — como uso de materiais impressos, porte de aparelhos eletrônicos, saída não autorizada da sala e retirada do caderno de questões antes do horário permitido.
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes. Foi tudo tranquilo”, afirmou o ministro.
TEMA DA REDAÇÃO
O primeiro dia do Enem contou com 90 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, considerado por especialistas como atual e socialmente relevante.
“O país começou a inverter sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas. É um tema que exige um olhar cuidadoso de todos nós”, destacou Camilo Santana.
Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a proposta abriu espaço para reflexões sobre o etarismo e a violação de direitos de pessoas idosas.
SEM INCIDENTES GRAVES
De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palácios, o exame ocorreu dentro da normalidade e manteve a qualidade técnica. “A prova trabalhou bem as habilidades e conhecimentos previstos nas referências curriculares”, afirmou.
As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, com o envolvimento de mais de 300 mil profissionais. O gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13).
SEGUNDO DIA E REAPLICAÇÃO
Os candidatos que não compareceram por motivos justificados poderão solicitar a reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro, informou o MEC. O benefício vale, por exemplo, para estudantes do Paraná que foram afetados por um tornado na última semana.
O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Além de medir o desempenho dos concluintes do ensino médio, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, utilizado nos programas Sisu, Prouni e Fies.