Prefeitura inicia visitas técnicas às famílias pré-selecionadas para moradias populares
12 NOV 2025 • POR Da Redação • 13h10
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), inicia na segunda-feira, 17 de novembro, a etapa de averiguação social das famílias pré-selecionadas — titulares e suplentes — para receber os apartamentos dos residenciais São Miguel e Martins Jorge, financiados pela Faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DAS FAMÍLIAS
As visitas técnicas, conduzidas por assistentes sociais, têm como objetivo confirmar a veracidade das informações prestadas no cadastramento habitacional. Cada família será avaliada de acordo com sua situação socioeconômica, e eventuais irregularidades poderão levar à substituição do beneficiário por um suplente.
O secretário da Habitação, Claudiel Santos, destacou a importância da transparência no processo. “A comunidade pode colaborar apontando possíveis inconsistências por meio de denúncias, que serão rigorosamente apuradas. Para isso, a Sehab mantém atendimento pelo telefone 3411-5600. Todo o processo é acompanhado por órgãos independentes, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB”, afirmou.
ANÁLISE TÉCNICA
Paralelamente às visitas, a Caixa Econômica Federal fará a análise técnica dos dados das famílias, verificando critérios como renda, registros em cadastros públicos (CadÚnico, SIACI, CADMUT, CADIN) e a regularidade fiscal dos participantes.
RESULTADOS E RECURSOS
Após as averiguações, será publicada no Diário Oficial do Município a lista das famílias consideradas aptas e das que apresentaram incompatibilidades — seja por documentação incorreta ou denúncia confirmada.
Os classificados como incompatíveis terão até 60 dias para apresentar recursos ou complementar informações. Já os beneficiários aptos deverão entregar a documentação exigida à Sehab, responsável por enviar os dossiês à Caixa Econômica Federal.
ÁREA NOBRE
Os residenciais São Miguel e Martins Jorge somam 416 apartamentos, localizados em área próxima ao centro de Araguaína. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026.
O investimento total é de cerca de R$ 60 milhões, viabilizado por meio de parcerias com a senadora Dorinha Seabra e os deputados federais Alexandre Guimarães e Carlos Gaguim.