NOVO CAPÍTULO

Após treta com prefeito de Xambioá Guimarães alfineta Gaguim: "Velha política"

18 NOV 2025 • POR Da Redação • 08h01
Sem citar nomes, mas mirando no alvo, o recado caiu como um torpedo na cabeça de Gaguim. - Colagem Portal O Norte/Reprodução Geovanni Fatos e Notícias

A treta entre o prefeito de Xambioá Mayck Câmara e o deputado Carlos Gaguim, ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (17), com novo ingrediente no caldeirão político: agora foi a vez de Alexandre Guimarães engrossar o caldo e ele não economizou nas alfinetadas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

REPASSES CONDICIONADOS

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Alexandre Guimarães criticou a prática de condicionar recursos a prefeitos que apoiam parlamentares. O deputado foi direto ao ponto:

"Quando aportamos um recurso, não é para o prefeito, é para a sociedade que mora naquela comunidade".

Sem citar nomes, mas mirando no alvo, o recado caiu como um torpedo na cabeça de Gaguim.

RECURSOS PARA XAMBIOÁ

Guimarães fez questão de lembrar que já destinou dinheiro para Xambioá sem exigir adesão política. Ele citou:

500 mil reais para custeio da saúde
500 mil reais para reforma do ginásio municipal
Recuperação de 50 casas do Minha Casa Minha Vida com ordem de serviço marcada para esta segunda-feira (18), com participação do presidente Lula e do ministro das Cidades.

ATAQUE À VELHA POLÍTICA

O ponto mais ácido do pronunciamento foi quando Guimarães comparou sua postura à de quem usa recursos como barganha eleitoral ao apresentar uma garantia ao prefeito de Xambioá: "Eu vou aportar o recurso que foi retirado da máquina agrícola aí pra Xambioá" e completou:"Essa é a diferença da velha política para a nova política. É assim que o Tocantins tem que andar: com renovação. Bora produzir."

Tradução: ele posicionou sua fala como defesa da população e, indiretamente, colocou Gaguim no estereótipo da "política do toma-lá-dá-cá".

ELEIÇÕES DE 2026 À VISTA

A mensagem não poderia ser mais conveniente para o momento: tanto Gaguim quanto Guimarães pretendem disputar o Senado em 2026. E o discurso do "novo contra o velho" pode ser o início de uma disputa narrativa pelo eleitorado.

ENTENDA A POLÊMICA

A crise explodiu no aniversário de Xambioá (14), quando o prefeito Mayck Câmara acusou Gaguim de retirar recursos e de cancelar a entrega de um trator por falta de apoio político.

Em resposta, Gaguim negou a retirada de verbas, chamou a fala do prefeito de "ingratidão" e disse já ter destinado recursos para pavimentação, moradias e obras no município.

Agora, com Guimarães entrando na história defendendo "recursos sem chantagem política", a discussão que começou em um palanque ganhou escala estadual e tudo indica que terá continuidade. Vejamos as cenas do próximo capítulo.