Inscritos no Enade têm até hoje para preencherem questionário do estudante
21 NOV 2025 • POR Da Redação • 19h28
A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 será aplicada no próximo domingo, dia 23, para cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. O exame é obrigatório para estudantes concluintes e requisito indispensável para a finalização do curso de graduação.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os inscritos devem preencher, obrigatoriamente, o questionário do estudante até este sábado, dia 22. Sem esse preenchimento, o aluno não consegue visualizar o local de prova.
FINALIDADE DO ENADE
O Enade é realizado anualmente pelo governo federal e avalia a qualidade dos cursos de ensino superior a partir do desempenho dos estudantes. A prova engloba alunos de cursos de bacharelado e tecnológicos em fase de conclusão.
CURSOS AVALIADOS NA EDIÇÃO 2025
Neste ano, participam estudantes de áreas como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
Nos cursos tecnológicos, a avaliação abrangerá design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
LOCAIS DE PROVA NO SISTEMA ENADE
Os locais de prova já estão disponíveis no Sistema Enade. Para acessar, o estudante deve entrar no Portal Gov.br utilizando CPF e senha cadastrados.
HORÁRIOS DA APLICAÇÃO
A aplicação seguirá o horário de Brasília e terá duração total de quatro horas. Confira os horários:
-
Abertura dos portões: 12h
-
Fechamento dos portões: 13h
-
Início da prova: 13h30
-
Encerramento: 17h30
O Inep validará a participação dos concluintes habilitados somente após o preenchimento do questionário do estudante, a assinatura da lista de presença e desde que não haja registro de eliminação.
QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE É OBRIGATÓRIO
O questionário do estudante, disponível no Sistema Enade até sábado, tem caráter obrigatório. Ele reúne informações sobre o perfil acadêmico e a trajetória de formação dos participantes, dados utilizados pelo Inep para interpretar resultados e subsidiar avaliações dos cursos e das instituições.
ESTRUTURA DA PROVA
A prova será dividida em formação geral e componente específico. A formação geral contará com 15 questões de múltipla escolha, com itens baseados em princípios de direitos humanos.
Já o componente específico terá 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva. Na parte escrita, serão avaliadas clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do candidato.
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 5 de dezembro, no portal do Inep.
RESULTADOS SÓ EM 2026
Os resultados individuais dos estudantes serão disponibilizados no Sistema Enade em 18 de setembro de 2026, por meio do boletim de desempenho.