Carlos Amastha assume pasta estratégica no Governo do Tocantins
25 NOV 2025 • POR Da Redação • 08h31
O Diário Oficial do Estado publicou, nesta segunda-feira (24), a nomeação do vereador Carlos Amastha (PSB) para comandar a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços. O ato foi assinado pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
TRAJETÓRIA DE AMASTHA NO PODER PÚBLICO
Amastha assumiu o mandato na Câmara Municipal de Palmas no início de 2024, após ser eleito vereador. Em julho, durante o período em que o vice-prefeito Carlos Velozo (Agir) esteve à frente da prefeitura por conta da prisão e afastamento de Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Amastha foi nomeado para chefiar a Zeladoria Urbana de Palmas.
SECRETARIA ESTAVA VAGA DESDE NOVEMBRO
O cargo de secretário de Indústria e Comércio era ocupado por Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, exonerado em 13 de novembro. Ele foi citado na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou buscas na Operação Nêmeses, investigação que apura possível interferência de agentes públicos nas apurações da Fames-19.
À época, Carlos Humberto afirmou que deixou o cargo após mais de quatro anos de gestão e retornou à iniciativa privada.
ÚLTIMAS MUDANÇAS NO PRIMEIRO ESCALÃO
O governo de Laurez Moreira vem promovendo uma série de alterações no secretariado. No dia 18 de novembro, foram nomeados:
-
Fabiano Roberto Matos do Vale, secretário de Parcerias e Investimentos;
-
Leandro Coutinho Noleto, secretário extraordinário de Políticas de Governo e Descentralizadas;
-
Regina Chaves dos Reis, secretária de Cultura.
Já em 20 de novembro, o então secretário de Agricultura e Pecuária, César Halum, pediu exoneração. O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Rocha Vasconcelos, assumiu a pasta interinamente.