Servidores protestam contra possível mudança administrativa do Procon no TO
27 NOV 2025 • POR Da Redação • 18h09
As entidades que representam os servidores do Procon-TO realizam, nesta sexta-feira, 28, às 8h, um ato em frente à sede do órgão, em Palmas. A mobilização ocorre após discussões internas no Governo do Tocantins sobre uma possível mudança administrativa do Procon-TO para a Secretaria da Administração (Secad).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CATEGORIA TEME PERDA DE AUTONOMIA
De acordo com a Afisprocon (Associação dos Fiscais do Procon-TO) e a Asprocon (Associação dos Servidores do Procon-TO), a transferência pode reduzir a autonomia administrativa do órgão e abrir espaço para “ingerência e interferências no trabalho técnico dos servidores”.
As entidades afirmam que as tratativas estão sendo conduzidas sem diálogo com a categoria e sem apresentação de justificativas técnicas que sustentem a mudança.
ATO E MOBILIZAÇÃO
Como forma de chamar atenção para o tema, os servidores instalaram um outdoor com a frase: “Autonomia, sim. Secad, não!”.
A mobilização é descrita como pacífica e aberta à participação da população. O objetivo é sensibilizar o governo e alertar sobre possíveis prejuízos ao funcionamento do órgão e à proteção dos consumidores tocantinenses.
GOVERNO AINDA NÃO SE MANIFESTOU
O Jornal Opção Tocantins solicitou posicionamento ao Governo do Estado sobre a possível transferência. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.
RESUMO PARA CARD
Servidores do Procon-TO protestam contra possível transferência do órgão para a Secad e alertam para risco de perda de autonomia.