FISCALIZAÇÃO E SEGURANÇA

Tocantins figura em 4º lugar no ranking nacional da Lei Seca

3 DEZ 2025 • POR Da Redação • 19h34

As ações realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio do Detran/TO, durante a Operação Lei Seca entre 28 de novembro e 1º de dezembro, colocaram o estado na quarta posição do ranking nacional elaborado pelo Fórum Permanente Operações Lei Seca do Brasil.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Durante o período, equipes do Detran/TO atuaram em 23 municípios com apoio de 34 agentes, 11 viaturas e a aplicação de 426 testes do bafômetro para detectar motoristas dirigindo sob influência de álcool.

SEGURANÇA VIÁRIA

O presidente do Detran/TO, Saboinha Júnior, afirmou que a gestão está focada em prevenir sinistros e mortes causadas por alcoolemia. Antes das festas de fim de ano, ele explicou que o órgão irá mobilizar o máximo efetivo para reforçar a fiscalização.

O gerente de Fiscalização e Segurança, Enildo Leite, destacou o esforço conjunto das equipes qualificadas que atuaram em diversas cidades, contribuindo para reduzir ocorrências de embriaguez ao volante, uma das principais causas de acidentes fatais no país.

BALANÇO ESTADUAL DA OPERAÇÃO

A operação contou com o reforço de 38 integrantes das forças de segurança, entre eles a Polícia Militar, o BPMRED e a Guarda Municipal de Araguaína.

As equipes abordaram 918 veículos e alcançaram cerca de 4 mil pessoas. Ao todo, 33 veículos foram removidos, sendo 25 motocicletas e oito automóveis, em municípios de todas as regiões do estado, incluindo Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Colinas e outros.

Dos 426 testes realizados, 19 deram positivo e 407 negativo, além de 14 recusas. Foram lavradas 10 autuações por alcoolemia e nove por concentração de álcool igual ou maior que 0,34 mg/L, caracterizando crime de embriaguez ao volante.

Entre as recusas, dois condutores apresentaram sinais claros de embriaguez, como fala arrastada, odor etílico e falta de equilíbrio, o que levou ao encaminhamento para a delegacia. A operação também registrou dois TCOs por desacato a agentes.

DETRAN MANTÉM ATUAÇÃO PERMANENTE

Além das ações da Operação Lei Seca Nacional, o Detran/TO realiza patrulhamento diário, operações específicas e campanhas educativas voltadas à prevenção do uso de álcool e drogas por condutores.

RANKING DA LEI SECA NACIONAL

Divulgado em 1º de dezembro, o ranking nacional destacou Mato Grosso (1º), Rondônia (2º) e Bahia (3º) à frente do Tocantins. O levantamento é produzido pelo Fórum Operações Lei Seca do Brasil, ligado à Associação Nacional dos Detrans (AND).

OPERAÇÃO LEI SECA NACIONAL

A Operação Lei Seca Nacional é conduzida pelos Detrans dos 26 estados e do Distrito Federal. Na edição mais recente, foram realizados 17.890 testes de bafômetro, com 1.316 condutores autuados por dirigir sob efeito de álcool. O balanço registrou ainda 325 infrações por alcoolemia, 214 crimes de embriaguez ao volante e 777 recusas ao teste.