EMPREENDEDORISMO

Estado abre fórum nacional para fortalecer micro e pequenas empresas

3 DEZ 2025 • POR Da Redação • 19h44
Programação do Fórum Permanente de Microempresas foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 3, em Palmas - Adilvan Nogueira

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, abriram nesta quarta-feira, 3, a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Edição Tocantins. O encontro ocorre no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e segue até esta quinta-feira, 4, discutindo políticas públicas, soluções e estratégias para fortalecer pequenos negócios no país.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A abertura contou com a Feira do Empreendedorismo, onde artesãos e produtores expuseram peças em capim-dourado e outros produtos. Também houve palestra motivacional ministrada pelo empresário e escritor Gilclér Regina. À tarde, foram realizadas reuniões dos Comitês Temáticos de Tecnologia e Inovação, Racionalização Legal e Burocrática e MEI.

FORTALECIMENTO DO SETOR

Durante o evento, Laurez Moreira reforçou o papel dos micro e pequenos negócios no desenvolvimento econômico do Tocantins. Ele destacou o potencial do estado, sua posição estratégica e a importância do apoio federal para impulsionar avanços.

O ministro Márcio França lembrou que 99% dos CNPJs do Brasil são de micro e pequenas empresas e ressaltou a necessidade de cooperação entre governos para ampliar o suporte aos empreendedores. Segundo ele, são esses negócios que sustentam a geração de empregos no país.

ACELERAR POLÍTICAS PÚBLICAS

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Amastha, afirmou que a integração com o governo federal busca acelerar a implementação de políticas voltadas ao setor. Para ele, o fórum funciona como instrumento de construção de propostas concretas para o poder público.

Já o secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, destacou que as novas diretrizes incluem acesso ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização e redução da burocracia. Ele defendeu ações para diminuir o hiato de produtividade entre pequenos negócios e grandes empresas.

MAIS DE 162 MIL EMPREENDEDORES

Dados do DREI mostram que 94% das empresas ativas no Tocantins são micro e pequenas, totalizando mais de 162 mil empreendedores responsáveis por gerar emprego, renda e dinamizar o desenvolvimento regional.

A agricultora Patrícia Maria Rodrigues Cirqueira, do Quilombo Barra do Aroeira, compartilhou a importância da produção tradicional de farinha de mandioca, comercializada na comunidade, no comércio local e em escolas e órgãos públicos.

Já a empreendedora Lúcia Elena Lança Barbosa ressaltou o impacto positivo da feira para quem trabalha com produtos artesanais, destacando a necessidade de espaços de visibilidade para consolidar esse tipo de negócio no mercado.

PROGRAMAÇÃO SEGUE NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, 4, o encontro continua das 9h às 17h, com debates em comitês sobre Investimento e Crédito; Empreendedorismo Feminino e Étnico; Política Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Acesso a Mercados; e Formação e Capacitação Empreendedora. O encerramento será marcado pelo Fórum dos Fóruns.