SEM LICENÇA

Construção de estrada no topo da Serra Geral no TO é embargada pelo Ibama

10 DEZ 2025 • POR Da Redação • 17h22
Via estava sendo construída entre os municípios de Recursolândia (TO) e Balsas (MA) - Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou as obras de uma estrada irregular que estava sendo construída entre Recursolândia (TO) e Balsas (MA). A ação foi desencadeada após solicitação do Ministério Público Federal (MPF).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MULTAS E APREENSÕES

Durante a vistoria, agentes do Ibama constataram que a obra era de iniciativa da Prefeitura de Recursolândia. Foram emitidos três autos de infração, totalizando R$ 1,58 milhão em multas. Além disso, o órgão embargou uma área de 18,72 hectares, apreendeu uma retroescavadeira e determinou a suspensão imediata da construção.

PREFEITURA NÃO RESPONDE

O g1 solicitou posicionamento da Prefeitura de Recursolândia sobre a ausência de licenciamento ambiental da obra, mas não obteve resposta até a última atualização da reportagem.

ESTRADA SEM LICENÇA

Segundo o Ibama, a estrada se encontrava em estágio final no dia 2 de dezembro, com 6,4 quilômetros de extensão, mas operava completamente sem licença ambiental. O trecho está localizado em área pública da União, na região da Serra Geral do Tocantins.

IMPACTO EM ÁREA PRESERVADA

A construção avançava sobre vegetação nativa e atravessava uma Área de Preservação Permanente (APP) de topo de morro, conhecida como Ladeira da Amizade, agravando o impacto ambiental.