TRAGÉDIA EM PALHOÇA

Haitiano morto em enxurrada com a família chegou no Brasil há 10 anos

11 DEZ 2025 • POR Da Redação • 18h21
Mackendy Bernard, de 32 anos, e Micheline Francique, morreram após enxurrada em Palhoça (SC) - Reprodução

O haitiano Mackendy Bernard, de 32 anos, sua esposa da República Dominicana, Michelaine Francique, de 37, e a filha do casal, de apenas 5 meses, morreram após serem arrastados por uma enxurrada em Palhoça, Santa Catarina, na terça-feira (9). A família estava em uma Land Rover que tentou atravessar uma área alagada próxima a um viaduto.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

VIDA E CARREIRA DE MACKENDY

Bernard chegou ao Brasil há cerca de 10 anos e, antes de se tornar empresário, trabalhou como servente de pedreiro. Segundo o amigo Paulo Souza, ele começou a agenciar imóveis, concluiu o Conselho Regional de Corretores de Imóveis e abriu sua própria imobiliária. A família havia se mudado recentemente para o bairro São Sebastião.

ACIDENTE E CORRENTEZA

O tenente do Corpo de Bombeiros, Mateus Henrique Schumacher Valério, explicou que o carro atingiu a lâmina da água — parte da pista coberta pela enxurrada — e flutuou, perdendo o controle. Logo após o viaduto, um córrego com desnível de cerca de 1,5 metro fez com que o veículo submergisse, devido ao volume da água.

RELATO DE TESTEMUNHA

A autônoma Elisabete Alves de Jesus, que registrou o momento em vídeo, descreveu a cena como desesperadora. Ela disse que outro carro estava parado, aguardando a água baixar, e acreditou que Bernard faria o mesmo. “Quando ele entrou, a água já levou o carro. Eu gritava, chamava ele, mas não respondeu. Não tinha como passar!”, contou.

EMPRESA SUSPENDE ATIVIDADES

Em nota, a imobiliária da família confirmou o falecimento e anunciou a suspensão temporária das atividades. O casal compartilhava conquistas profissionais e momentos pessoais com clientes e amigos nas redes sociais.