NO MARANHÃO

Primeiro foguete comercial lançado do Brasil e cai após decolagem

23 DEZ 2025 • POR Da Redação • 13h40

Um foguete desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace apresentou um problema técnico e acabou colidindo com o solo pouco depois de ser lançado na noite desta segunda-feira, 22, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

HORÁRIO E OPERAÇÃO

Segundo informações da Força Aérea Brasileira, o veículo espacial HANBIT-Nano foi lançado às 22h13, no horário de Brasília. A missão fazia parte da Operação Spaceward, sob coordenação da FAB.

ANOMALIA DURANTE A TRAJETÓRIA

Após a liberação da plataforma, o foguete iniciou o voo vertical conforme o plano previsto. No entanto, durante os primeiros instantes da trajetória, foi registrada uma anomalia que comprometeu o desempenho do veículo e levou ao impacto com o solo.

AÇÃO DAS EQUIPES

Militares da Força Aérea e integrantes do Corpo de Bombeiros do Centro de Lançamento foram acionados para avaliar a área e realizar a inspeção dos destroços. A FAB informou que todos os procedimentos sob sua responsabilidade, incluindo segurança da operação, monitoramento e coleta de dados, seguiram os protocolos estabelecidos e padrões internacionais.

INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

A Innospace iniciou a análise técnica das informações coletadas para identificar as causas da falha, em trabalho conjunto com a Força Aérea Brasileira e demais órgãos envolvidos. Novos detalhes devem ser divulgados após a conclusão das avaliações técnicas.