FIM DE ANO

Passagens mais baratas impulsionam recorde de viagens aéreas no Brasil

29 DEZ 2025 • POR Da Redação • 12h23
O movimento atingiu um marco em outubro, quando mais de 9 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos. - Divulgação

Viajar de avião ficou mais acessível no Brasil. Dados da ANAC e do Ministério de Portos e Aeroportos apontam que as tarifas dos voos domésticos caíram, em média, 11% entre janeiro e outubro, na comparação com 2022. Descontada a inflação, o valor médio das passagens recuou para cerca de R$ 642 em 2025.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MAIS GENTE VOANDO

A redução dos preços veio acompanhada do aumento no número de passageiros. Somente neste ano, mais de 83 milhões de pessoas utilizaram o transporte aéreo no país, crescimento de 24% em relação a três anos atrás, indicando retomada consistente do setor.

RECORDE HISTÓRICO

O movimento atingiu um marco em outubro, quando mais de 9 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos. O número é o maior já registrado para o mês desde o início da série histórica da ANAC, no ano 2000.

OFERTA AMPLIADA NO VERÃO

Para atender a alta temporada, as companhias aéreas ampliaram a malha. Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, estão previstos mais de 150 mil voos em todo o país, com oferta superior a 20 milhões de assentos. O volume representa aumento de 15% em relação ao verão anterior, segundo a Abear.

TURISMO EM AQUECIMENTO

Para o Ministério do Turismo, o cenário reflete um processo de aquecimento do setor e ampliação do acesso ao transporte aéreo. Com mais voos e tarifas mais baixas, cresce o número de brasileiros viajando pelo país e conhecendo destinos nacionais.