SUL DO ESTADO

Morte de cavalo no meio da rua e abandono de cachorro expõem casos de maus-tratos

13 JAN 2026 • POR Da Redação • 10h22
Ações resultaram em resgates, autuações e encaminhamento dos responsáveis à Polícia - Divulgação

Casos recentes de maus-tratos a animais mobilizaram equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gurupi, médicos-veterinários do município e a Polícia Militar. As ações ocorreram após denúncias da população e resultaram em resgates, autuações administrativas e encaminhamento de ocorrências à Polícia Civil, além de atendimento emergencial aos animais.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

CACHORRO RESGATADO

O flagrante mais recente ocorreu por volta do meio-dia desta segunda-feira (12), após denúncia envolvendo um cachorro mantido em condições inadequadas. No local, a fiscalização constatou que o animal estava preso dentro de uma residência trancada, caracterizando situação de maus-tratos.

Durante a abordagem, o proprietário tentou acessar o imóvel pelos fundos para retirar o animal e fugir do flagrante, mas foi contido pela Polícia Militar. O cachorro foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário emergencial. A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil, e o responsável também será autuado pela fiscalização ambiental do município.

APOIO DA POLÍCIA MILITAR

A ação contou com a atuação integrada da veterinária do município, da fiscalização ambiental e da Polícia Militar. Também acompanhou a ocorrência a vereadora Diane da Vitória dos Bichos, que tem atuação voltada à causa animal no município.

DENÚNCIAS NO FIM DE SEMANA

No sábado (10), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu denúncia sobre dois animais em situação de abandono. Com base em fotografias e informações preliminares de localização, as equipes iniciaram buscas ainda no início da tarde, percorrendo bairros como Vila Nova, Setor Aeroporto, Boulevard, Canaã II, Vale do Sol, Jardim Tocantins e Setor Cajueiro.

Durante as diligências, um cavalo foi localizado e resgatado, embora não correspondesse exatamente à descrição inicial. O animal apresentava estado crítico de saúde e recebeu atendimento veterinário.

No domingo (11), nova denúncia apontou outro cavalo em situação de abandono. Diante da dificuldade de identificar o local exato, a equipe foi informada de que o animal morreu antes da chegada da fiscalização. À noite, a Secretaria de Infraestrutura realizou a retirada do corpo, garantindo a segurança da via pública.

IMPORTÂNCIA DE DENÚNCIAS IMEDIATAS

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, outros dois animais citados em denúncias não foram localizados devido à falta de informações completas ou à ausência de comunicação formal no momento em que os maus-tratos estavam ocorrendo.

O órgão reforça que maus-tratos a animais configuram crime e destaca a importância de denúncias imediatas, com informações precisas, como localização correta e características do animal. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (63) 3301-4336.