Prefeitura prepara instalação pra ativar raio-x comprado há mais de 3 anos
15 JAN 2026 • POR Da Redação • 08h40
Após cobranças do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a Prefeitura de Ananás instalou um transformador trifásico de energia elétrica nas proximidades do Hospital de Pequeno Porte do município.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O equipamento é necessário para viabilizar o funcionamento de um aparelho de raio-x adquirido ainda em 2022, que permanece inoperante até o momento.
VISTORIA CONFIRMOU INSTALAÇÃO
A instalação do transformador foi confirmada durante vistoria realizada pelo promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, na terça-feira (13).
A atuação do Ministério Público inclui requisições formais de informações, definição de prazos e acompanhamento das providências adotadas pelo município para garantir o funcionamento do serviço.
PENDÊNCIAS AINDA IMPEDEM FUNCIONAMENTO
Apesar da instalação do transformador, o aparelho de raio-x ainda não entrou em operação. Entre as pendências estão a ligação do transformador à rede elétrica, serviço que depende da concessionária Energisa, além de adequações físicas na sala onde o equipamento está instalado.
Também será necessário o treinamento da equipe que ficará responsável pelo manuseio do aparelho.
MP VAI COBRAR LIGAÇÃO DA ENERGISA
Segundo o promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, o Ministério Público entrará em contato com a concessionária de energia elétrica para solicitar informações sobre o prazo para a ligação do transformador à rede.
Durante a vistoria, a Promotoria foi informada de que a previsão é que o raio-x comece a funcionar em março.
PACIENTES PRECISAM SE DESLOCAR PARA OUTRO MUNICÍPIO
Enquanto o equipamento segue sem funcionamento, os pacientes de Ananás precisam se deslocar até o município de Xambioá, distante cerca de 80 quilômetros, para realizar exames de imagem.
O Ministério Público passou a acompanhar o caso após o recebimento de denúncias registradas na Ouvidoria da instituição