EUA quer suspender a concessão de vistos para o Brasil e outros 74 países
14 JAN 2026 • POR Da Redação • 18h54
O Departamento de Estado dos Estados Unidos estaria suspendendo a concessão de vistos para o Brasil e outros 74 países, segundo informações divulgadas pela Fox News nesta quarta-feira (14). Até o momento, não há confirmação oficial sobre quais categorias de visto seriam atingidas pela medida, nem se vistos de turismo estariam incluídos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a emissora, a informação consta em um memorando interno do Departamento de Estado, que orienta funcionários consulares a recusarem o processamento de vistos conforme a legislação vigente, enquanto o governo norte-americano reavalia os procedimentos de triagem e verificação.
SUSPENSÃO PODE COMEÇAR EM 21 DE JANEIRO
Segundo a Fox Digital, a suspensão teria início em 21 de janeiro e vigoraria por tempo indeterminado. Além do Brasil, estariam na lista países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
O memorando teria sido enviado aos consulados ainda em novembro, com orientações para aplicação de regras mais rigorosas de análise, baseadas na chamada cláusula de “encargo público” da legislação migratória dos Estados Unidos.
CRITÉRIOS ENVOLVEM SAÚDE, IDADE E SITUAÇÃO FINANCEIRA
Entre as diretrizes repassadas aos funcionários consulares estaria a recomendação de negar vistos a candidatos considerados com maior probabilidade de se tornarem dependentes de gastos públicos nos EUA.
Os critérios de avaliação incluem fatores como estado de saúde, idade, proficiência em inglês, condição financeira e a possibilidade de necessidade de cuidados médicos de longo prazo no país.
DEPARTAMENTO DE ESTADO DEFENDE USO DA LEGISLAÇÃO
Em comunicado divulgado pela Fox, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a pasta “usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornaram um fardo para os EUA e exploraram a generosidade do povo americano”.
O departamento é atualmente liderado por Marco Rubio.
PESSOAS MAIS VELHAS E COM SOBREPESO PODEM SER AFETADAS
Ainda conforme o memorando citado pela Fox News, Washington pode passar a barrar pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press já havia informado que o governo de Donald Trump analisava a adoção de uma diretriz para restringir a entrada de pessoas obesas no país.
Até o momento, o governo dos Estados Unidos não divulgou posicionamento oficial confirmando ou detalhando a medida.