Servidor do Detran é indiciado por corrupção, ameaça e fraude
22 JAN 2026 • POR Da Redação • 13h21
A Polícia Civil do Tocantins concluiu nesta quarta-feira (21) o inquérito que resultou no indiciamento de um servidor contratado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por corrupção passiva e ameaça, em Araguaína.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O investigado, de 50 anos, é lotado no órgão e teve a conduta apurada pela 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (3ª Deic).
DENÚNCIA DE IDOSO
Segundo a Polícia Civil, as apurações começaram após denúncia de um homem de 63 anos.
Em novembro de 2025, ele procurou o Detran para solicitar documentos de um veículo e foi informado, de forma falsa, sobre a existência de débitos pendentes.
COBRANÇA ILEGAL FOI FEITA VIA PIX
O servidor ofereceu “resolver” o problema mediante o pagamento de R$ 317,69 via PIX para sua conta pessoal.
Ao verificar a situação junto à Secretaria da Fazenda, a vítima constatou que não havia qualquer dívida e se recusou a pagar.
AMEAÇAS E FRAUDE NO SISTEMA
Após a recusa, o idoso passou a receber mensagens de áudio com tom ofensivo e intimidatório.
As investigações também apontaram que o servidor lançou, de forma irregular, uma comunicação de venda em nome de uma pessoa falecida desde 2020 para simular a regularização do veículo.
PROCESSO SERÁ ENCAMINHADO À JUSTIÇA
O investigado confessou a cobrança e o envio das mensagens, alegando se tratar de uma “prestação de serviço particular”, prática proibida no exercício da função pública.
Com a conclusão do inquérito, o relatório foi encaminhado ao Poder Judiciário e a Corregedoria do Detran foi oficiada para abertura de processo administrativo disciplinar.
Se condenado, ele poderá responder por corrupção passiva e ameaça, conforme os artigos 317 e 147 do Código Penal.