CINEMA BRASILEIRO

"O Agente Secreto" é indicado ao Oscar em quatro categorias

22 JAN 2026 • POR Da Redação • 20h29

O cinema brasileiro voltou a ganhar protagonismo internacional nesta quinta-feira, 22, com o anúncio das indicações ao Oscar 2026. O filme O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias da maior premiação do cinema mundial, incluindo a principal: Melhor Filme.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O longa disputa o prêmio máximo ao lado de grandes produções internacionais e se consolida como um dos títulos mais relevantes da temporada. Outro destaque histórico é a indicação de Wagner Moura ao Oscar de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro a concorrer nessa categoria individual.

INDICAÇÕES HISTÓRICAS

Além das duas principais disputas, O Agente Secreto também concorre ao prêmio de Melhor Seleção de Elenco, categoria que estreia nesta edição do Oscar e reconhece o trabalho de escolha e composição do elenco.

A produção brasileira ainda foi indicada a Melhor Filme Internacional. Caso vença, o Brasil poderá conquistar a estatueta pela segunda vez consecutiva, após a vitória de Ainda Estou Aqui na edição anterior.

QUANDO SERÁ A CERIMÔNIA

A votação que definirá os vencedores ocorre entre 26 de fevereiro e 5 de março, com participação dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A cerimônia de entrega do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.