SEGURANÇA PRISIONAL

Governador reage a mortes de detentos e anuncia operação em presídios

29 JAN 2026 • POR Da Redação • 08h49
Decisão foi tomada após o chefe do Executivo se reunir com representantes das polícias Militar, Civil e Penal - Esequias Araújo

O governador Wanderlei Barbosa determinou a realização de uma operação preventiva em todas as unidades prisionais do Tocantins e o reforço da segurança nas ruas, especialmente em Palmas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A decisão foi tomada durante reunião, nesta terça-feira (27), com representantes das secretarias de Cidadania e Justiça (Seciju) e de Segurança Pública (SSP/TO), além das polícias Militar, Civil e Penal.

A medida busca prevenir conflitos no sistema prisional e evitar reflexos na segurança pública das cidades tocantinenses.

REVISTAS GERAIS NAS UNIDADES PENAIS

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça iniciou revistas gerais nos presídios, com ações já em andamento na Casa de Prisão Provisória de Palmas.

Também há cronograma para a unidade da Barra da Grota, em Araguaína, e para o presídio de Cariri.

O foco é a retirada de objetos ilícitos, como armas artesanais, drogas e celulares, além do reforço dos protocolos internos de segurança.

ALERTA E SUPORTE ÀS EQUIPES

O secretário da Seciju, Hélio Marques, afirmou que as equipes estão em alerta para prevenir confrontos dentro das unidades.

Segundo ele, haverá apoio com efetivo sempre que necessário, além de suporte logístico, incluindo alimentação para os servidores em operação.

OPERAÇÃO CIDADE BLINDADA EM PALMAS

Como parte das ações externas, a Polícia Militar do Tocantins iniciou a Operação Cidade Blindada em Palmas, com duração prevista de 10 dias.

A operação vai reforçar o policiamento ostensivo e preventivo, com equipes da Força Tática e da Patrulha Rural.

Também será criado o Batalhão Virtual, na sede da Escola Fazendária, para direcionar o patrulhamento conforme a análise diária da mancha criminal.

AÇÕES DE INTELIGÊNCIA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

De acordo com o comandante-geral da PMTO, Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a operação foi alinhada com o governador após o recente duplo homicídio na CPP de Palmas.

O secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, informou que as áreas de inteligência estão em monitoramento contínuo desde a ocorrência.

Ele também anunciou a intensificação das ações da Draco, com operações voltadas ao combate às organizações criminosas.

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, e o procurador-geral do Estado, Jax James Garcia Pontes.