'CIDADANIA AQUI COM VOCÊ'

Justiça do Trabalho leva mutirão de serviços a ribeirinhos em Araguatins

4 FEV 2026 • POR Da Redação • 09h48

A Justiça do Trabalho inicia, a partir desta quarta-feira, 4 uma nova etapa de ações de Justiça Itinerante no Tocantins. O primeiro município contemplado será Araguatins, no norte do estado, na região do Bico do Papagaio.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A iniciativa integra o programa Cidadania Aqui com Você e tem como objetivo atender populações que enfrentam dificuldades para acessar a Justiça, especialmente moradores de áreas remotas e em situação de exclusão digital.

FOCO EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS

O programa é direcionado a trabalhadores e comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, extrativistas e moradores de periferias urbanas.

Segundo a coordenação, Araguatins foi escolhida após mapeamento que identificou altos índices de informalidade, risco de trabalho infantil e vulnerabilidade social na região.

SERVIÇOS OFERECIDOS NO MUTIRÃO

Durante a ação, serão oferecidas orientações trabalhistas, solução de conflitos, recebimento de denúncias, além da emissão e regularização de documentos como carteira de trabalho, RG e título de eleitor.

A programação inclui ainda atendimentos médicos e odontológicos, serviços previdenciários, orientações jurídicas e uma cerimônia de casamento coletivo. Todos os serviços são gratuitos.

POLÍTICA NACIONAL E PARCERIAS

As ações fazem parte da Política Nacional de Justiça Itinerante e Inclusão Digital da Justiça do Trabalho, aprovada em dezembro pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

O mutirão conta com a participação de órgãos das esferas federal, estadual e municipal, como Justiça Federal, Justiça Estadual, Defensorias, Ministério Público, INSS, Caixa, Receita Federal, Incra, Exército Brasileiro e cartórios.

ATENDIMENTO E IMPACTO SOCIAL

A expectativa é atender entre 700 e 1.000 pessoas por dia. De acordo com o coordenador do programa, juiz Otávio Ferreira, a ação busca ampliar o acesso a direitos e fortalecer a presença do Estado nos territórios.

Ele destaca que a iniciativa também tem foco na proteção da infância e no fortalecimento das famílias por meio da regularização civil e jurídica.

COMO PARTICIPAR

Os atendimentos acontecem de 4 a 8 de fevereiro, das 8h às 17h, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, em Araguatins.

É recomendado levar documentos pessoais e outros que possam auxiliar nos atendimentos jurídicos, sociais ou de saúde.