Tocantins entra em alerta para tempestades e chuvas intensas; confira a previsão
2 FEV 2026 • POR Da Redação • 10h12
O Tocantins está sob três alertas meteorológicos para tempestades e chuvas intensas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os avisos seguem válidos até às 10h desta terça-feira (3).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Há risco de ventos fortes, queda de granizo, alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias regiões do estado.
ALERTAS ATIVOS NO ESTADO
O alerta laranja de tempestade atinge as regiões sul e central do Tocantins, com previsão de até 100 milímetros de chuva por dia e ventos entre 60 e 100 km/h.
Além disso, há um alerta laranja de chuvas intensas para áreas do centro e norte do estado, e um aviso amarelo para o Bico do Papagaio.
PREVISÃO PARA PALMAS
Nesta segunda-feira (2), a Capital deve ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo da manhã e da tarde. A temperatura varia entre 23 °C e 33 °C.
Na terça-feira (3), o céu fica nublado, com pancadas de chuva pela manhã e chuviscos à tarde. A máxima será de 31 °C e a mínima de 23 °C. Na quarta-feira (4), há previsão de novas pancadas com trovoadas.
PREVISÃO PARA ARAGUAÍNA
No norte do Estado, Araguaína terá muitas nuvens e trovoadas isoladas nesta segunda-feira, com temperaturas entre 24 °C e 30 °C.
Na terça-feira, o céu permanece encoberto com chuviscos. A quarta-feira segue com previsão de chuva, enquanto a quinta deve ter sol entre nuvens.
PREVISÃO PARA GURUPI
Em Gurupi, a segunda-feira terá pancadas de chuva, trovoadas e muitas nuvens, com mínima de 24 °C e máxima de 32 °C.
Na terça, o céu fica encoberto, com chuva isolada pela manhã e à noite. A quarta-feira também terá pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA
Durante rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).