"VELHA POLÍTICA

Cinthia reage a pressões internas e acusa tentativa de tomada do PSDB no Tocantins

3 FEV 2026 • POR Da Redação • 09h09
Ela destacou que qualquer mudança deve respeitar os estatutos, os regimentos e a legislação eleitoral. - Divulgação

A ex-prefeita de Palmas e atual presidente do diretório estadual do PSDB no Tocantins, Cinthia Ribeiro, usou o X (antigo Twitter), na tarde desta segunda-feira (2), para se posicionar contra movimentos que, segundo ela, ferem a democracia interna do partido e desrespeitam as instâncias legitimadas da legenda.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As declarações foram feitas em uma thread, na qual a tucana criticou pressões políticas, tentativas de tomada do partido e práticas que, para ela, reproduzem a chamada “velha política”.

DEFESA DA LEGITIMIDADE DO DIRETÓRIO

Cinthia afirmou que comanda o PSDB no Tocantins de forma eleita, legítima e reconhecida nacionalmente, destacando que sua liderança foi construída com diálogo, respeito às regras internas e às bases do partido.

Ela ressaltou que divergências são naturais na política, mas não podem ser confundidas com deslealdade, especialmente quando envolvem a tentativa de atropelar diretórios, militância e a história da sigla.

CRÍTICA A IMPOSIÇÕES E PRESSÕES

Na sequência de publicações, a presidente estadual afirmou que o PSDB não pode ser tratado como “balcão de negócios” nem como atalho eleitoral.

Segundo ela, não se constrói um projeto político impondo candidaturas “de cima para baixo”, sem ouvir as bases, os diretórios municipais e a militância local.

QUESTIONAMENTO À DIREÇÃO NACIONAL

Cinthia também cobrou uma postura mais firme da direção nacional do PSDB, afirmando que cabe ao comando da sigla zelar pela democracia interna, pelo cumprimento das regras partidárias e pela coerência política.

Ela destacou que qualquer mudança deve respeitar os estatutos, os regimentos e a legislação eleitoral.

DEFESA DAS MULHERES NA POLÍTICA

Em outro trecho, a ex-prefeita associou as movimentações internas a tentativas recorrentes de deslegitimar lideranças femininas.

Para ela, resistir a esse tipo de ataque não é uma questão pessoal, mas uma defesa institucional, democrática e necessária para preservar a integridade do partido.

BASTIDORES APONTAM DESTINO DO RECADO

Nos bastidores, as declarações são interpretadas como um recado indireto ao deputado federal Vicentinho Alves (Progressistas).

Segundo informações de bastidores, o parlamentar estaria articulando em Brasília para assumir o controle do PSDB no Tocantins, com foco em uma possível candidatura ao governo do Estado pela legenda.

Embora não tenha citado nomes, Cinthia criticou tentativas de pressionar lideranças nacionais e atropelar a militância local.