CAMPUS PALMAS

Ministro da Educação participa da posse da nova Reitora da UFT

4 FEV 2026 • POR Da Redação • 09h58

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) confirmou a antecipação da visita do ministro da Educação, Camilo Santana, que participará da cerimônia de posse da nova reitora da instituição, Maria Santana Milhomem, no campus de Palmas.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Inicialmente marcada para quinta-feira, a agenda foi transferida para esta quarta-feira (4), com início às 17h, no auditório da Reitoria.

POSSE COM PRESENÇA DO MINISTRO

Camilo Santana participará do ato solene de posse da reitora. Após a cerimônia, estão previstas uma coletiva de imprensa e uma reunião com autoridades.

As atividades ocorrerão no auditório do prédio da Reitoria, no campus de Palmas.

NOMEAÇÃO E MANDATO

Maria Santana Milhomem foi a mais votada na consulta eleitoral interna da UFT e teve o nome confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, com início do mandato em 14 de setembro de 2025 e duração de quatro anos, até 2029.

MARCO HISTÓRICO NA UFT

Com a nomeação, Maria Santana se tornou a primeira mulher negra a ocupar a Reitoria da UFT e também a primeira reitora negra em uma instituição federal de ensino superior no Tocantins.

O fato é considerado um marco histórico para a universidade e para a educação superior no Estado.

TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Docente da UFT, a reitora tem atuação acadêmica voltada para inclusão social, diversidade e educação pública. Sua trajetória é reconhecida dentro da instituição e esteve entre os fatores que levaram à sua ampla votação na consulta eleitoral.