Governador anuncia repasse financeiro para 200 famílias afetadas por temporal
6 FEV 2026 • POR Da Redação • 19h24
Durante visita ao setor Jardim Taquari, na região sul de Palmas, nesta sexta-feira, 6, o governador Wanderlei Barbosa anunciou a liberação de R$ 350 mil para apoiar famílias afetadas pela forte chuva e pela ventania registradas no local no dia 8 de janeiro.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O recurso, autorizado no âmbito das ações emergenciais do Governo do Tocantins, garantirá o repasse de R$ 1.750 para cada uma das 200 famílias atingidas. A transferência já está em processo pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com previsão de crédito nas contas na próxima segunda-feira, 9.
RECURSOS VÊM DO FUNDO ESTADUAL
Os valores são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza do Tocantins.
A liberação foi aprovada pelo Conselho Diretor do Fundo, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), durante Assembleia Extraordinária realizada em 22 de janeiro.
A medida busca atender famílias que tiveram suas moradias danificadas pelo temporal, com auxílio financeiro, aluguel social e outras ações de amparo.
GOVERNADOR DESTACA APOIO ÀS FAMÍLIAS
Wanderlei Barbosa afirmou que o Governo está trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Palmas para atender as famílias impactadas.
Segundo ele, os recursos são essenciais para garantir suporte imediato e ampliar as políticas sociais, incluindo estudos para aumento do Cartão AlimenTO e opções de crédito especiais.
RECONSTRUÇÃO, ALUGUEL SOCIAL E ATENDIMENTO SOCIAL
O recurso será destinado à reconstrução das moradias, ao atendimento social das famílias atingidas e à concessão de aluguel social nos casos em que não for possível o retorno imediato às residências.
A secretária da Setas, Cleizenir dos Santos, informou que o valor foi repassado à Prefeitura de Palmas nesta sexta-feira e que, na segunda-feira, já estará disponível para as famílias.
GRUPO DE TRABALHO E PARCERIA INSTITUCIONAL
Um grupo de trabalho intersetorial foi instituído pelo Governo do Tocantins, com representantes das secretarias das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, e do Trabalho e Desenvolvimento Social.
A força-tarefa acompanha a situação no Jardim Taquari e garante a execução das ações emergenciais em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura de Palmas.