FALTA DE QUÓRUM

Assembleia inicia semana sem sessão por ausência de parlamentares

10 FEV 2026 • POR Da Redação • 11h44
Primeira pauta da semana termina sem deliberação em meio à expectativa de análise do veto à Região Metropolitana de Araguaína - Samir Leão

Na segunda semana após a volta do recesso parlamentar, a sessão da manhã da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), desta terça-feira (10), não foi aberta por falta de quórum.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O deputado Júnior Geo (PSDB) encerrou a pauta diante da ausência do número mínimo de parlamentares necessário para iniciar os trabalhos em plenário.

As sessões da Casa ocorrem em dois turnos, pela manhã e à tarde, às terças e quartas-feiras.

PLENÁRIO ESVAZIADO

A ausência dos deputados impediu qualquer deliberação durante a sessão matutina, gerando críticas nos bastidores e reforçando a percepção de baixa presença parlamentar neste início de ano legislativo.

Com o plenário sem número suficiente de parlamentares, nenhuma votação ou discussão pôde ser realizada.

VETO À REGIÃO METROPOLITANA DE ARAGUAÍNA

A semana concentra expectativa em torno da votação do veto integral do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao projeto que cria a Região Metropolitana de Araguaína.

A proposta foi aprovada pelo parlamento e vetada em dezembro do ano passado, e depende agora de análise dos deputados para ser mantida ou derrubada.

ARTICULAÇÃO NOS BASTIDORES

Na segunda-feira (9), o presidente da Aleto, Amélio Cayres, afirmou que o governador foi comunicado sobre a intenção da Casa de derrubar o veto e que teria concordado com a articulação.

Com a sessão não aberta nesta terça, a análise do tema fica condicionada às próximas reuniões do plenário.

PRESSÃO DO CALENDÁRIO

O prazo político se encurta, já que a votação precisa ocorrer antes da semana do Carnaval, período em que não há previsão de sessões na Assembleia Legislativa.

Caso não haja quórum nas próximas reuniões, a deliberação poderá ser novamente adiada.