EM ARAGUAÍNA

UBS reforçará atendimento de casos suspeitos de Dengue no Carnaval

11 FEV 2026 • POR Da Redação • 20h15
Localizada ao lado da UPA, unidade irá funcionar nos dias 16, 17 e 18, das 8h às 16h - Marcos Filho

Diante do aumento de casos de dengue em Araguaína, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar o atendimento emergencial para pacientes com suspeita da doença durante o ponto facultativo de Carnaval.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na segunda, terça e quarta-feira, dias 16, 17 e 18 de fevereiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Araguaína Sul funcionará como ponto de referência para atendimento de pessoas com sinais e sintomas leves da dengue.

SUPORTE À UPA E AO PAI

A medida tem como objetivo reforçar a rede de saúde e dar suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), evitando sobrecarga nos serviços de urgência.

Durante os três dias, a UBS Araguaína Sul ficará aberta das 8h às 16h, com atendimento exclusivo para casos suspeitos da doença.

MEDIDA PREVENTIVA

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dênia Rodrigues, a decisão tem caráter preventivo e busca garantir assistência contínua mesmo com o fechamento das demais UBS durante o feriado.

“O objetivo é evitar congestionamentos nestes dias em que as outras UBS estarão fechadas. Esta é uma estratégia essencial de saúde pública para enfrentar epidemias, garantindo atendimento contínuo, diagnóstico rápido e hidratação precoce, evitando o agravamento de casos”, afirmou.

SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta repentina, dores musculares e articulares, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, manchas vermelhas, fadiga e náuseas.

Já os sinais de agravamento incluem dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, queda de pressão e alterações neurológicas, como sonolência, irritabilidade ou confusão mental.

AÇÕES DE COMBATE NA CIDADE

As 22 UBS de Araguaína atuam no enfrentamento da dengue, com acolhimento, consultas, testes rápidos e hidratação para casos leves e moderados.

Entre 1º de janeiro e 5 de fevereiro, o município registrou 1.080 casos notificados, com 302 confirmações. Somente nas ações de bloqueio físico, os agentes eliminaram 1.931 focos do mosquito. As estratégias incluem fumacê, visitas domiciliares, educação em saúde e fiscalização de pontos estratégicos.