EM GURUPI

Melo anuncia obras para a Educação

29 JUN 2011 • POR • 19h35
Elias Oliveira/Seduc

Carteiras novas, livros para as bibliotecas, reforma e ampliação das escolas. Estas foram algumas das medidas anunciadas pelo secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, durante a solenidade de entrega dos computadores para professores de Gurupi, realizada nesta quarta-feira, 29. No evento foram entregues 824 notebooks para educadores de 17 municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Ensino de Gurupi (DRE). Na cerimônia estiveram presentes a secretária Extraordinária da Região de Gurupí, Goiaciara Cruz, o secretário de Educação de Gurupi, Antônio Carlos Barbosa, a superintendente de Gestão de Pessoas da Seduc, Cecília Marques e o superientendente de Tecnologia da Educação da Seduc, Joneidson Marinho.

De acordo com o secretário Danilo de Melo, o Governo tem um pacote de obras previstas para a Educação do Estado, que serão apresentadas à população já no segundo semestre. “A educação é um processo trabalhado a médio e a longo prazo, mas o nosso governador faz questão de agilizar as ações para que o Tocantins tenha um ensino de qualidade. Ele tem atendido todas as nossas solicitações desde o pagamento das dívidas das escolas até a aquisição de mobiliário, dos computadores e de tantas outras demandas que são realmente necessárias para o bom andamento do sistema educacional", frisou.

Várias escolas do Estado já estão em obras de ampliação e reforma. Só em Gurupí sete unidades de ensino estão sendo contempladas com construção de novas salas de aula, cantinas, quadras esportivas além de reparos nos prédios.

E as novidades não param por aí. No mês de julho todas as escolas da rede estadual receberão recursos para a higienização e pintura dos imóveis. Os valores variam de 2 mil a 25 mil reais, dependendo do porte da escola. O valor total do investimento é superior a R$ 4 milhões.

Carteiras e livros novos
Ao voltarem das férias escolares os estudantes vão se deparar não só com escolas mais amplas e bonitas, mas também com novo mobiliário. Serão entregues mais de 27 mil carteiras produzidas seguindo rigoroso sistema de qualidade. Danilo explica que esses móveis irão suprir uma carência das escolas. “Temos um déficit de quase 17 mil cadeiras e mesas, que estão sucateadas e por uma determinação do governador essa situação já está sendo resolvida”, disse. A Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, de Aliança, e o Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, já receberam as novas carteiras totalizado 200 unidades.

Para as bibliotecas o secretário anunciou a aquisição de mais de 200 mil livros, inclusive obras de autores tocantinenses. Com o objetivo de valorizar os escritores do estado serão distribuídos para todas as escolas estaduais títulos de 20 escritores regionais, selecionadas por meio de edital.

Feira Literária Internacional do Tocantins
Durante seu discurso o secretário deu outra boa notícia para os professores. “Aqueles que se deslocarem de seus municípios para visitarem a Flit vão receber não só o vale livro, mas também uma ajuda de custo”, contou. O valor será utilizado para pagar as despesas com transporte, hospedagem e alimentação. Além de comprarem livros e participarem da vasta programação artística e cultural da feira, os educadores também estarão sendo capacitados por meio de oficinas que contarão como formação continuada. Ao todo serão mais de 230 opções entre mini cursos, palestras e oficinas. As inscrições estão sendo feitas no site da Seduc, www.to.gov.br, até o dia 8 de julho.

As novidades agradaram os professores. “Hoje é um dia de muita alegria para nós. Com tantas notícias boas nos sentimos mais motivados para continuar fazendo nosso trabalho”, disse a professora de história, Maria da Glória.

“Todas essas ações mostram que temos um governo que se preocupa com os alunos, com os professores e com o sistema educacional como um todo. Me sinto realizada em ver esta evolução na educação do Tocantins”, completou a diretora da DRE de Gurupi Carmem Lúcia Vitorino.

Notebooks
Para aqueles que receberam os notebooks a ferramenta será de grande valia. “Com o computador em mãos vamos poder desempenhar melhor nossas atividades. Hoje a tecnologia é indispensável na sala de aula, temos que nos atualizar sempre. Estou muito feliz”, revela o professor de Educação Física, Iron Junior.

Jualy Pereira, que contabiliza mais de 30 anos em sala de aula descreve a emoção de ganhar o laptop “Meu Deus, é um sonho! Quando imaginávamos que isso iria acontecer? Um computador para cada professor? É uma alegria indescritível, não só pelas opções proporcionadas pelo computador, mas por fazer a gente se sentir valorizado quanto profissional e como pessoa”, relata.

Com a entrega destas máquinas contabiliza-se 6.284 notebooks entregues para os professores da rede estadual de ensino. A previsão da Secretaria Estadual da Educação é que cerca de 12 mil educadores sejam beneficiados com os notebooks. (Da Ascom Seduc)