TRANSPARÊNCIA

Recurso destinado à escolas está disponível para consulta

19 JUL 2011 • POR • 18h13

Após destinar mais R$ 4 milhões para a higienização de todas as escolas estaduais, o Governo do Estado disponibiliza agora a relação com os valores que cada unidade escolar vai receber. A intenção é que os pais e a comunidade em geral possam acompanhar como o recurso financeiro está sendo empregado.

A higienização compreende a pintura de todas as dependências das escolas, inclusive dos muros, a limpeza de entulhos, matos e a organização dos prédios. Para manter um padrão de qualidade e beleza as 13 Diretorias Regionais de Ensino receberam um manual com orientações em relação às cores e tonalidades que deverão ser utilizadas, tudo isso para que ao voltarem das férias os alunos possam encontrar uma escola de cara nova.

De acordo com a superintendente de Padrões Mínimos Educacionais da Secretaria da Educação, Idelma Basto, os valores estão sendo repassados para as escolas conforme a estrutura e numero de alunos.

Valorização do comércio local
Ao repassar os valores diretamente à escola, o objetivo do Governo é gerar rendas nos municípios, visto que a escola irá adquirir os produtos e contratar a mão de obra na própria cidade, iniciativa que agradou a comunidade escolar. “Vamos dar um novo aspecto para nossa escola valorizando os profissionais e o comércio local” afirma Dorismar Carvalho, diretor da Escola Estadual 15 de Novembro, localizada em Tocantinópolis, que atende 255 estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental em regime de tempo integral.
“A iniciativa de depositar o dinheiro na conta da escola deu liberdade para a escola gerir o recurso, o que vai agilizar o trabalho, sem falar que isso vai possibilitar a renovar do ambiente escolar para que ele seja atrativo para os nossos alunos”, comenta Francisca Pereira, diretora da Escola Estadual Santa Fé, em Palmas. A unidade escolar atende 328 alunos do Ensino Fundamental.

A lista das escolas e os valores destinados podem ser conferidos no site da Secretaria Estadual de Educação: www.seduc.to.gov.br. (Da Ascom MPE/TO)