GURUPI

Polícia Ambiental realiza captura de tamanduá

19 AGO 2011 • POR • 10h05

Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental realizou, na manhã desta quarta-feira, 17, na cidade de Gurupi, o resgate e soltura de um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), animal silvestre ameaçado de extinção.

A Companhia realizou o resgate após uma solicitação, via telefone, feita pela senhora Alexandrina, que informou que no quintal de sua residência havia um animal silvestre. Estando o animal em ótimas condições físicas, policiais da CIPAMA realizaram a soltura em uma área de preservação ambiental.

Tamanduá-bandeira

Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg e um comprimento de 1,80m, incluindo a cauda. Alimenta-se de formigas e cupins, capturados pela língua comprida e aderente. A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. O tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção, e a degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie.

Os incêndios florestais e as queimadas são os quem mais contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção, pois além de morrerem queimados, morrem atropelados nas estradas ao tentarem fugir do fogo.

“É muito comum encontrarmos nas estradas do nosso Estado tamanduás atropelados. As queimadas só são permitidas com autorização do órgão competente, e ao trafegar nas estradas todos devem tomar muito cuidado para não atropelar esses animais. Esses cuidados vão preservar a vida dos condutores e também garantir a sobrevivência desses animais ameaçados de extinção”, afirma o comandante da CIPAMA – ten cel Félix Francisco dos Santos Neto.(Do Portal Sylo)